quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Obra em processo

Em 2007 foi criada a Cia. Inconsciente em Cena por Antonio Quinet, psicanalista e professor do Mestrado de Psicanálise, Saúde e Sociedade (UVA) para montar Óidipous, filho de Laios - versão contemporânea de Édipo Rei de Sófocles.














A montagem segue a estrutura da tragédia grega, e utiliza música ao vivo e linguagem multi-mídia, situando a "tribo" de Tebas na "fronteira greco-xingu", invocando nossas origens da civilização grega e de nossos índios.




















A Cia. Inconsciente em Cena acentua, na história de Óidipois (Édipo em grego), o tema tão atual do filicídio - cujas notícias de pais abusando e matando seus próprios filhos nos deixou aterrados em 2008 - e da ignorância de si mesmo.














A peça transmite a importância da análise pessoal de cada um: Quem sou eu? De onde vim? O que estou herdando e carrego no meu Inconsciente sem saber? Como evitar a desgraça herdada de gerações que me antecedem e que chamam de "destino"? Como melhor conviver com a condição humana em sua dimensão trágica? Questões presentes para os gregos, os índios e todos nós.




















A Cia Inconsciente em Cena é formada por alunos e ex-alunos da UVA, da UNIRO, do Conservatório de Música, atores profissionais e professores. Todos participam na pesquisa cênica, psicanalítica e musical que tem "como objetivo, diz seu Diretor, “ levar ao público, versões contemporâneas de temas universais que levem à reflexão sobre o sujeito do desejo, da história e da ética e suas manifestações no indivíduo e na cultura. E assim, trazer para a cena, numa linguagem artística e não-acadêmica, questões da psicanálise, da filosofia, da história, da mitologia, etc...".

O processo de trabalho da Cia. inconsciente em Cena implica em apresentações públicas periódicas do processo e a consideração da "obra inacabada", dentro da perspectiva que sempre haverá algo a ser dito, descoberto, melhor encenado, novas articulações de sentido, como o próprio Inconsciente, que trabalha dia e noite.





É uma Cia. em formação permanente. Da cena, dos atores, da equipe, da Cia.








Assim como numa análise, as descobertas cênicas acontecem no decorrer do processo de ensaios e discussões ao se analisar o texto e deixar vir as informações inconscientes que darão a verdade da cena. Entre a descoberta e a criação.
A Cia Inconsciente em Cena, vem apresentando ao público em ocasiões especiais Óidipous, filho de Laios, seu processo de trabalho que já foi visto por 1.500 pessoas em 2008.

A Obra em processo (work in progress) foi apresentada em julho em São Paulo no Encontro internacional da Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano e no Festival de Inverno Cultural de São João del Rey. Em setembro na Semana de Psicologia da UVA e em outubro também na UVA no Seminário Internacional do Mestrado de Psicanálise, Saúde e Sociedades " A verdade e as mentiras" - abertura das X jornadas de Formações Clínicas do Camo lacaniano - Rio de Janeiro.













A Cia. Inconsciente em Cena em São João del Rey no Festival de Inverno (2008).





3 comentários:

  1. "De fato foi de extasiar, pela qualidade da adaptação, os figurinos belíssimos, as músicas perfeitas e os atores que deram um verdadeiro show de interpretação. Há muito tempo eu não assistia uma peça tão linda e forte. Ainda me sinto sob o impacto da excelência do trabalho! " Graça Condé (advogada)

    ResponderExcluir
  2. "O tom mítico-brasileiro-grego-Xingu tingido de vermelho promoveu em mim um fascínio durante o espetáculo. A cena final é uma das mais impactantes para mim:a música ao fundo criando uma tensão, os rostos e corpos manchados de "sangue", um clima de êxtase, quase um delírio dionísiaco, quase uma experiência onírica, faz com que o espectador entre numa atmosfera que beira um estado hipnótico, meio vigília-meio sonho, um transe místico conjugado na tríade música/cenário/figurino".(Marcus Quintaes, psicanalista).

    ResponderExcluir
  3. quero ver este trem. quando vcs vaum para curitiba?

    carlos jansson

    ResponderExcluir